23.9.16

A Viagem - Passado Presente




Oh filha. Há-des cá bir há-des. Debes pensar que fazes muita falta. Beim p'raqui apalpar-me a fruta, sem pedir nem o camándro. Eró que mais faltába. Eu deixo apálpar, mazé com jeitinho e com autorizaçom. Eró que faltába, já agóura.

Eheheh. Oh Mirinha, acalma aí os cabálos mulhére. Ainda àgoura começou o dia. Fuego.

Mirinha. A mulher do bolhão que toda a gente conhece. Grita o pregão como se fosse o último fôlego que desse. Mulher de sangue quente, sempre a ferver. Mirinha é conhecida por ter o pavio curto. Mirinha é conhecida por ter um coração sem tamanho, e mesmo na borda da boca, talvez pela sua dimensão.

Olá meneina. Pensei que não te bia mais filha, que t'aconteceu. Bais lebár alguma coisa, ou bieste só cá dar notícias.

Eda sorriu no seu ar timidamente sereno.

Vim cá fazer as duas, dar notícias e comprar alguma fruta, como de costume.

Oh Édinha, filha, tu côanta-me tudo, anda por aí mouro na cóusta, ao teumpo que não binhas cá. Quem é iêle. Tu côanta-me, 'tas a óbire. Olha que eu sou tua amiga, e não te quero enrolada com um mánfio qualquére.

OHH FREGUIÊSÃAA, BEINHA BIÊRE. É FRUTA DA BOUA. PODE APALPÁRE, MAS COM JEITINHO QUÉ PRA NUM PISÁRE. ÓRA BÊIJA. É RIJINHA. EHEHEHEH. Oupa rapariga, desebucha.

Andei a investigar umas coisas e fiz algumas descobertas.

E atom. Encontraste o que procurábas.

Talvez. Encontrei umas fotos e umas cartas no sotão da avó Lena. Cartas de amor, que supostamente ela trocou com alguém que não consegui perceber quem era.

Atom, debiam ser do teu abuôe num é.

Não. A questão é essa, é que a pessoa assinou sempre com o nome de Teodoro. O meu avô chamava-se José.

Atom se calháre era álgum pretêndênte ántigo, naum.

Impossível. A carta mais recente foi recebida pela minha avó já depois do meu avó ter morrido.

AHAHAHAH. A tua querida àbuó debia sêr frêsca debia. Éla é que a sabia tôada. AHAHAH.

Pois, não sei porque é que ela manteve esta correspondência, mas vou ter que descobrir.

Óilha filha, só te digo é mazé p'ra teres cuidadinho, que andar a escarafunchar no passado nunca dá bom resultado. Já te disse isso da outra bêz. Tu bê lá.

Eu sei Mirinha, mas tenho que descobrir.

Ta beim, quem t'abisa teu amigo é. E já sabes que se precisáres de alguma coisa, é só dizêres. Téim é mazé cuidado. Posso puxar-te as oréilhas, mas estou sempre countigo.

Eu sei. Obrigada.

Prôentos, e atom, que fruta quéres. Umas bananinhas da madéira. olha que 'tom qué uma marabilha.

Sim, pode ser. E algumas maçãs também.

Oquéie, umas maçãs e umas banánas da madéira. OHH FREGUIÊSÃAA, BEINHA BIÊRE.

2 comments:

  1. Isto faz-me lembrar as minhas idas ao Bolhão ... :)
    R: Obrigada!! :3

    ReplyDelete
    Replies
    1. :)

      Era mesmo esse o objectivo!! :)

      Obrigada eu!!
      Beijinhos
      Z.

      Delete